quarta-feira, 11 de março de 2015

Paraty: para mim e para você!

Paraty - RJ
Paraty é considerada Patrimônio Histórico Nacional, a bela cidade colonial ainda preserva inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. O carnaval deste ano foi minha segunda passagem pela cidade e sem dúvida não será a última! Nesta época do ano a cidade fica repleta de turistas e em todas as noites aconteceram desfiles com direito a bateria de escola de samba e tudo.Tem também o bloco dos bonecões e um espaço reservado para quem quiser dançar ao som das marchinhas. Folia é o que não falta no carnaval de Paraty.

Bateria da Mangueira - Foto: Andréa Martins

Desfile dos bonecões - Foto: Arquivo Pessoal
Hospedar-se em Paraty é tarefa fácil. Existem muitas opções para todos os bolsos e gostos. Quanto mais perto do centro melhor, assim você não terá que encarar a árdua tarefa de encontrar uma vaga para estacionar o carro. Na primeira vez em Paraty fiquei na Pousada da Praia simples porém muito acolhedora, com café da manhã trivial mas preparado com muito cuidado. Faltou apenas o estacionamento, pois é tivemos que deixar o carro na rua...! Neste ano ficamos na Pousada Recanto da Ladeira o ponto positivo é o estacionamento, no entanto não compensou os outros dissabores...! Eu não me hospedaria novamente nesta pousada, portanto não indico a vocês.

O que fazer em Paraty?
Caminhar sem rumo pelas ruas de Paraty, é um dos melhores momentos na cidade. É como se transportar para outra época, uma viagem no tempo inesquecível.  A todo o momento você vai encontrar igrejas barrocas, lojinhas de artesanato e cachaça, ateliês de artistas, restaurantes e cafés super transados. Aproveite este passeio e registre através de fotos as particularidades desta maravilhosa cidade. Mas muito cuidado ao andar pelas ruas com suas pedras “pés-de-moleque”: caminhe devagar e pare para apreciar a beleza da cidade.

Rua de Paraty - Foto: Andréa Martins
Ande muito por todo o Centro Histórico. Entre em todas vielas e ruazinhas possíveis. As ruas, são protegidas por correntes que impedem a passagem dos carros, além de preservar o encanto colonial dá liberdade para o turista caminhar livremente, enquanto visita o variado comércio e admira toda arquitetura e as expressões culturais e artísticas muito intensas em toda a redondeza. Os detalhes das casas e casarões, conservados até pelos comerciantes é um encanto.

Artesanato em Paraty - Foto: Andréa Martins

Foto: Andréa Martins
Ir a Paraty e não navegar por suas águas cristalinas e tranquilas é inadmissível. Os passeios de escuna são ideais para conhecer as diversas praias e ilhas que cercam a cidade. Acontecem todos os dias e os barcos saem do Cais entre 9h e 12h e as maiores variam a capacidade de 50 a 200 passageiros.

Recomendamos chegar cedo para pegar o melhor lugar. A passagem do passeio incluiu frutas que são servidas durante a viagem como cortesia, boias tipo espaguete, 04 paradas que variam de acordo com o dia, música ao vivo e muita história contadas durante o trajeto.  É possível alugar máscaras para mergulhos e têm serviço de bar e restaurante à disposição durante todo passeio. Pagamos R$ 100,00 por pessoa, incluindo o almoço, bebidas e sobremesa.
Comida simples, mas bem apetitosa. Principalmente depois dos inúmeros mergulhos e braçadas para chegar até as praias. Sim! Você pode escolher nadar até a praia ou ir de bote oferecido pela embarcação. Claro que a diversão é garantida quando você tem que conciliar braços e pernas seguindo uma direção (tarefa árdua para quem não sabe nadar), mas os “espaguetes” deixam a aventura muito mais divertida. Sem contar que mergulhar naquelas águas nos traz uma sensação de paz e sintonia com a natureza indescritível. Vale muito a pena o passeio, o visual é incrível.

Passeio de Escuna - Foto; Andréa Martins


Águas Cristalinas em Paraty - Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal
A gastronomia de Paraty vai de pratos simples e tropicais aos mais sofisticados. Tudo depende do seu gosto e o quanto está disposto a gastar. Não pare no primeiro restaurante, dê uma rodada pela cidade. Tem muito barzinho e restaurante legal. O Restaurante do Netto está sempre cheio graças a sua comida saborosa e o preço acessível. Super indico! Em uma das noites em Paraty experimentamos o pastel de 30 cm no Pastelonni e já vou avisando: vá com muita fome por que o pastel é monstro...rs! Ah... No período do carnaval é possível encontrar em cada esquina barraquinhas de doces (!!!). Impossível manter a dieta.
            Outra coisa bem legal de se fazer é visitar um dos vários Alambiques ao redor de Paraty. Dados históricos afirmam que cidade produz pinga desde 1600 e já foi a região produtora de cachaça mais importante do Brasil Colônia. Nós visitamos o alambique da Pedra Branca e não podíamos deixar de levar uma cachaçinha...hehehe! Comprei a de Banana bem suave e aproveitei para levar como lembrancinhas mini-garrafas de pinga decoradas. Lindas!


Compras no Alambique Pedra Branca
Cachoeira Pedra Branca - Foto: Arquivo Pessoal
Trindade é outro lugar que você não pode deixar de visitar. Composta por três praias: a do meio, dos ranchos e a de fora possuem uma vista lindamente indescritível. A minha praia preferida é a do meio por causa das águas calmas, ideal para relaxar e mergulhar. As praias de Trindade não têm uma infraestrutura bacana é mais para o estilo pé no chão, hippie, “maresia”. Mas o visual é lindíssimo!!! Você pode conhecer a Piscina Natural, para isso pegue uma lancha que sai a todo o momento da praia do meio. Na primeira vez em Trindade fui conhecer a piscina natural, mas estava repleta de gente, muitas pedras e pouca diversão. Desta vez preferi ficar de boa na praia!

Praia do Meio em Trindade - Foto: Andréa Martins

Paraty é, sem dúvida, um lugar muito especial onde a natureza, a história, a cultura se apresentam como grandes opções de lazer e turismo. Vale muito a pena visitar uma, duas, três vezes ou mais! 
E aqui cabe um agradecimento especial à minha queridÍssIma amiga e fótografa Andréa Martins. Sem sua sensibilidade e seu olhar este post estaria incompleto!!!

Foto: Arquivo Pessoal
 Beijos e até o próximo post.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois de aprovado, seu comentário poderá ser visualizado.
Obrigada pela visita!