quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Resenha: Um dia - David Nicolls


Ficha do livro
Titulo: Um dia
Autor: David Nicolls
Editora: Intrínseca
Páginas: 410



















“Um dia” poderia ser um livro com final bem previsível: os personagens vivem uma linda história de amor e são felizes para sempre. Só que não! E é justamente isso que faz o livro ser tão especial. O autor descreve a vida realmente como ela é: momentos de tristezas, momentos de alegrias; muitos encontros e desencontros; esperança de que tudo vai dar certo, decepções quando as coisas não saem como deveriam.

Emma e Dexter se conheceram em 1988 na formatura da faculdade. Depois de uma noite de amor, decidem estender a companhia um do outro durante o dia seguinte. Talvez porque no fundo sabiam que logo teriam que trilhar caminhos bem diferentes. “Quanto um dia pode mudar nossas vidas?” No caso de Em e Dex um único dia mudou suas vidas para sempre, de tal maneira que não mais se separaram pelos próximos 20 anos. Mesmo que, muitas vezes, não estivessem juntos.

Yin e yang, assim é Emma e Dexter. Ela toda certinha, quase uma nerd. Inteligente, sonhadora, busca uma vida que realmente valha a pena de ser vivida. Ele é rico, conquistador. Quer conhecer o mundo, viver outras experiências, mas a verdade é que não sabe o que quer da vida. Apesar de ser o oposto um do outro, ao ler “Um dia” você vai torcer intensamente para que eles fiquem juntos.

Os dois se conheceram no dia 15 de julho, assim cada capítulo nos conta a história que eles viveram neste dia e também no último ano, ao longo de duas décadas. Parece confuso no princípio, mas David Nicholls consegue contextualizar muito bem todos os acontecimentos que ocorreram nesse intervalo de tempo.

Ao passo que a trama vai se revelando, vamos nos envolvendo com os personagens. Eles passam por muitas mudanças e amadurecem, são pessoas diferentes agora. Nem melhores, nem piores apenas cresceram com as experiências vividas. Em algumas passagens, Em e Dex passaram anos sem se ver, já em outras, não resistiram ficar longe por muito tempo. O fato é que de uma forma ou de outra, suas vidas se cruzavam de alguma maneira.

Num dia de verão Emma e Dexter se apaixonaram, mas por alguma razão, aquele não era o momento de viverem esta paixão. Porém durante os vinte anos seguintes, jamais se esqueceram um do outro, se tornaram amigos, confidentes e se amaram incondicionalmente. A verdade nesta história consiste em quanto um único dia transformou a vida de Em e Dex para sempre.

O livro virou um filme produzido pela Universal Pictures em 2011.  Anne Hathaway interpretou maravilhosamente o papel de Emma, na minha opinião a escolha da atriz foi perfeita! Jim Sturgess protagonizou Dexter, no entanto adoraria ver o Johnny Depp neste filme (uau!). As cenas são lindas e as locações ambientaram muito bem a história. Adorei todas as cenas de Paris!

Então é isso pessoal. Espero que gostem da resenha, porque do livro tenho certeza que irão amar! Beijos




Outros posts relacionados:












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois de aprovado, seu comentário poderá ser visualizado.
Obrigada pela visita!