domingo, 2 de novembro de 2014

Livro livre CPTM: milhares de livros distribuídos nas estações


      Depois de um recesso forçado (notebook em manutenção) nada melhor voltar a escrever no blog falando sobre um projeto bem bacana: Livro Livre CPTM – programa de incentivo a leitura – que aconteceu entre os dias 28 e 31 de outubro nas estações  Brás, Braz Cubas, Estudantes, Jundiapeba, Mogi das Cruzes, Osasco, Palmeiras – Barra Funda, Rio Grande da Serra e na estação Luz onde pude participar.

        O projeto propõe estimular a leitura com a seguinte proposta: o usuário adquire o livro nas estações participantes e depois de ler o devolve em qualquer estação para que outro usuário possa desfrutar da mesma leitura. Conversando com um dos apoiadores, ele me sugeriu que além de devolver o empréstimo poderia disponibilizar outro exemplar para ampliar ainda mais a quantidade de livros distribuídos.  Gostei!

          Além da distribuição de livros, o projeto conta também com atividades lúdicas e culturais, encontros de autores e editores. Nesta edição estiveram presentes os autores Maurício Paraguassú, Vânia Clares, Sidney Leal entre outros.

          Foi uma agradável surpresa, ao sair da estação Luz e me deparar com a montagem do projeto: as estantes, os banquinhos de papelão todos construídos com materiais reutilizados. Havia uma árvore em que as pessoas escreviam, em papel formato de folha, qual seria o título do livro de sua vida ou citar um livro marcante. Uma senhora muito simples ao meu lado falou alto: “o livro da minha vida? Escreva ai moço Vidas Secas”. 

Foto tirada durante a montagem do programa
         Outro fato marcante foi aglomeração de pessoas em torno das estantes pouquíssimo tempo depois que a montagem havia terminado. Me fez lembrar de uma frase clichê que ouvimos por aí: “brasileiro não gosta de ler”. Pode ser que uma parcela das pessoas deste país talvez não gostem mesmo de ler ou ainda não se renderam à magia do livro. No entanto, considerando este projeto da CPTM e até a multidão de gente que visitou a última edição Bienal do Livro, será mesmo que o brasileiro não gosta de ler? Acredito que gosta sim e muito!!!


Será que o brasileiro não gosta de ler?
          Como era de se esperar, voltei para casa como o meu exemplar: “Um ano de histórias” da autora Márcia Kupstas. Um calendário literário, para cada mês do ano uma historia de amor, amizade, ciúme, inveja e humor que faz referência a uma data comemorativa. Assim que terminar de ler pretendo devolver juntamente com outro livro...vamos engrossar o caldo literário...rs!

        Nunca é demais dizer que o projeto só dará certo se as pessoas repassarem o exemplar lido para que outras possam “viajar na história”. Então se você estiver andando de trem e encontrar um livro dando bobeira, pode começar lê-lo ali mesmo mas não se esqueça de  devolvê-lo, ok?

        O projeto Livro Livre CPTM acontece desde 2006 e já foram distribuíidos mais de 114 mil exemplares. Quem quiser contribuir com a iniciativa, as doações devem ser feitas nas estações de trem. Todas os livros doados serão organizados pela Biblioteca Mario Covas - CPTM



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois de aprovado, seu comentário poderá ser visualizado.
Obrigada pela visita!