segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Resenha: Conspiração Franciscana

Ficha do Livro

Título: Conspiração Franciscana

Autor: John Sack
Editora: Arqueiro
Paginas: 440












    







           CONSPIRAÇÃO foi o que me incitou a ler este livro. Esta palavra exerce certo fascínio sobre mim. A ideia de um plano contra algo ou alguém e todas as maquinações para colocá-lo em prática aguçam fortemente minha curiosidade (espero que a de vocês também depois de ler a resenha...rs!)

          Mas vamos ao que interessa: os acontecimentos sucedem morosamente neste romance. Por alguns capítulos acreditei que a leitura não teria fim, mas na segunda parte do livro as peças começaram a ser encaixar...!

          O livro sugere que a igreja católica encobre um fato capaz de abalar para sempre a fé em São Francisco. E começa com o sequestro dos restos mortais do Santo por um grupo secreto, denominado de "Fraternidade da tumba”. Mas o que a fraternidade temia? O que poderia estremecer os alicerces da igreja católica? Em Conspiração Franciscana estas e outras perguntas serão respondidas.

          Frei Conrad de Offida - eremita da facção espiritual - vivia recluso nas montanhas quando recebeu uma estranha mensagem de seu amigo e mestre Frei Léo - companheiro inseparável de São Francisco. O pergaminho mencionava fatos misteriosos sobre a vida e morte do Santo. Intrigado com o fato, o frei abandona seu retiro e segue rumo a Itália para desvendar a misteriosa mensagem.

          A investigação do eremita provoca o descontentamento dos altos membros do clero que não medem esforços para protegerem o segredo. Conrad se depara então com uma igreja distante dos preceitos da ordem franciscana: "viver no santo evangelho”. Para desvendar o mistério ele colocará em risco sua vida, suas crenças e até mesmo sua fé.

      A busca do frei pela verdade é o tema central, mas o livro foca também nas transformações de cada personagem. Amata é uma jovem com o passado obscuro, surge no caminho do eremita disposta a ajudá-lo a desvendar o mistério que cerca a vida de São Francisco. Orfeo di Bernadone, sobrinho do Santo, prefere viver em alto mar e negociando mercadorias em terras distantes do que conviver com seu próprio pai.  Jacopone um atormentado cristão que perdeu a paz depois da morte de sua amada.  Suas histórias e dramas pessoais se cruzam revelando conexões surpreendentes.  A construção dos personagens é rica e pretensiosa pois nos envolve e nos faz torcer por um final feliz para cada um deles...!

          Este romance histórico foi inspirado na pesquisa realizada pelo autor sobre a vida adulta de São Francisco, ele cita personagens que realmente viveram na Itália no século XIII. Por isso além da viagem na leitura, o leitor também é presenteado com fatos históricos que enriquecem seus conhecimentos. E...conhecimento nunca é demais!

          Beijos e até o próximo post.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois de aprovado, seu comentário poderá ser visualizado.
Obrigada pela visita!